Muitas questões às vezes surgem sobre as propriedades ecológicas do TNT. O mais comum deles está relacionado a se o TNT é biodegradável e se pode ser reciclado. No entanto, antes de classificar os produtos como ‘recicláveis’ ou ‘biodegradáveis’, é importante primeiro entender o que significam esses conceitos.
A diferença entre materiais recicláveis e biodegradáveis
Reciclar é mudar a forma e usá-la novamente. Segundo os dicionários oficiais, a palavra “reciclar” significa “fazer novo uso de materiais que já foram usados”. Os processos de reciclagem são essenciais para reduzir os resíduos produzidos pelo homem e direcionar os materiais que demoram a se biodegradar.
Exemplos incluem metais, vidros e plásticos que devem ser levados a um centro de reciclagem para um processo de limpeza, separação e montagem antes de serem colocados novamente no mercado.
A biodegradação é um processo de transformação realizado por microorganismos. Sob as condições certas, esse processo normalmente produz água, biomassa e dióxido de carbono (CO2). Para que um produto seja considerado biodegradável, ele deve se degradar mais rapidamente em semanas ou meses e ter menos impacto ambiental do que outros produtos. Além disso, a maioria das matérias-primas para produtos biodegradáveis deve consistir em materiais biológicos, como resíduos vegetais.
E os plásticos oxi-biodegradáveis?
“Plásticos oxibiodegradáveis são plásticos sintéticos que possuem aditivos químicos pró-oxidativos incorporados em sua composição. formulários.”
ciclo.com.br
Então, como o TNT pode ser classificado? O TNT é um material feito de polipropileno e fibras de viscose com propriedades atóxicas e semipermeáveis. Ele contém o aditivo oxibiodegradável PDQ-H® como ingrediente de fabricação, resultando em uma taxa de degradação muito menor do que os plásticos convencionais. Por isso, alguns especialistas consideram o TNT um produto biodegradável, mas outros o excluem dessa lista por ser derivado do petróleo e demorar alguns meses para se decompor.
De qualquer forma, para que um produto seja definitivamente classificado como biodegradável, ele deve atender a determinadas normas governamentais, como a norma brasileira ABNT NBr 15448, e demonstrar suas propriedades por meio de testes realizados em laboratórios especializados. Instituições como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente também podem ser consultados. No entanto, “80g de fibra de polipropileno é um TNT plástico lavável, leve, sustentável e que pode ser descartado na coleta seletiva após uma vida útil média de 5 anos”.
fonte : https://www.funverde.org.br
Portanto, pode-se dizer que o TNT é um material reciclável.
Alguns especialistas da área o consideram biodegradável em comparação com os plásticos comuns, enquanto outros acreditam que é mais biodegradável. Este é um produto com significativamente menos poluição, por isso é classificado como um material sustentável. Ao preferir produtos feitos de TNT em vez de plásticos convencionais, a empresa se posiciona como um desenvolvimento ecológico.